Instituto Amor Misericordioso

Contas e resultados

  Realização de monitoramento e avaliação, apresentação de efetividade, com base em indicadores:

 Monitoramento e Avaliação

·        Inicialmente é elaborado o planejamento de atividades para o ano. Este é o referencial pedagógico e social para todas as ações.

·        Mensalmente são elaborados relatórios pelos monitores/educadores, constando o conteúdo programático desenvolvido, o nível de interesse dos participantes, dificuldades, e propostas.

·         A partir desses instrumentais, é realizada análise técnica das atividades realizadas no mês e nível de aproveitamento da temática desenvolvida, com relatório avaliativo completo, encaminhado finalmente à diretoria, órgão gestor e Conselho Municipal de Assistência Social.

.        Cada monitor acompanha o desenvolvimento e participação individual e grupal, diariamente.
·        A equipe atua de forma sistêmica, buscando o alcance dos objetivos e metas do projeto, com bastante envolvimento no prosseguimento dos casos e grupos.
·        A família, também de forma sistêmica, participa do processo através de espaço para manifestar suas opiniões, sugestões e críticas. Os resultados do processo de participação das famílias compõem com a equipe o monitoramento e avaliação.
·        A comunidade, considerando tratar-se do contexto social onde o público alvo está integrado, tem também seu espaço de participação nesse processo avaliativo sistêmico.

  

 
 
 
 

Indicadores de Resultados:

  
Diversos aspectos são verificados nas avaliações, considerando a atuação sistêmica da instituição – com crianças e adolescentes, com as famílias e com a comunidade:
 

 
RESULTADOS ESPERADOS
 
MEIOS DE VERIFICAÇÃO
Permanência na escola
Freqüência escolar
Retorno à escola
Número de alunos que retornam à escola
Sucesso escolar
Avaliação do desempenho do aluno
Freqüência e interesse nas atividades
Freqüência nas atividades e grau de participação
Melhoria nas relações familiares e sociais
Avaliação mensal mediante: depoimento das famílias e crianças (quanto à redução de conflitos, ampliação de diálogos, solução compartilhada de problemas) e inserção em atividades sócio comunitárias.
Ampliação do atendimento à pessoa portadora de deficiência
Número de crianças e adolescentes portadores de deficiência atendida pelo programa.
 
Participação da comunidade
Mudanças de atitudes e comportamento; preocupação com o meio-ambiente; colaboração interpessoal; vínculos no relacionamento com a comunidade.
Participação nas atividades desenvolvidas
Freqüência e grau de interesse nas atividades
Melhoria das relações familiares e sociais
Avaliação mensal mediante: depoimentos das famílias e crianças (quanto à redução de conflitos, ampliação de diálogos, solução compartilhada de problemas) e inserção em atividades sócio-comunitárias.
Atendimento pela rede prestadora de serviços da comunidade.
Pessoas encaminhadas pelo programa e número de pessoas atendidas.
Articulação com outros programas das esferas públicas Federal, Estadual e Municipal
Número de pessoas encaminhadas e número de pessoas incluídas nos programas
Desenvolvimento social / Cidadania de todos os envolvidos
Interesse pela política nacional, participação em grupos de formação de lideranças comunitárias, interesse pelas atividades de conselhos municipais.

 

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