Instituto Amor Misericordioso
 

Mês de Agosto 

Atividades Lúdicas e Recreativas 

A partir de um contexto a Entidade  analizando através do seu Projeto Esperança, foi concluido que se deveria implantar algo a mais   em consonância com a alegria e  anseio das crianças/adolescentes ao mesmo tempo favorecendo a não permanência  nas ruas, já que a problemática vivenciada pela comunidade refere-se a situação de riscos  a que ficam expostas as mesmas que sem alternativas, permanecem  maior parte do tempo nas ruas, correndo riscos por estarem expostos a vulnerabilidade.  Tendo em vista que a demanda é muito grande e que se precisa de meios dos quais consiga atrair as mesmas para um lado positivo já que trabalhamos  com eles em período contra posto ao da escola formal e que a partir daí temos que ser um referencial positivo. Implantamos á partir de então atividades diferenciadas de esportes, integração social entre os mesmos, temas alternativos aos da escola formal e mais lazer, para que assim se torne um ambiente criativo, interessante e assim sintam se atraidos pelas atividades.

Durante as atividades as crianças/adolescentes recebem  alimentação reforçada, visando, dessa forma,  suprir a carência nutricional . 

Familiares  também participam das atividades em geral, demonstrando muita alegria e motivação com essa modalidade.  Observa-se  melhoria da auto-estima, da saúde física e mental, além de boa   integração, fica se atento para os abitos de valorização dos filhos que assim se sentem valorizados e procuram com o mesmo retribuir.

Atividades Complementares

E após o retorno da semana de capacitação prepara-se o segundo semestre voltado para o lado humano, para essa potencialidade de ações e trocas de metodologias aplicadas para melhor desenvolvimento da meta.

Participação atuante na Política Pública de Assistência Social

A participação da entidade como representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social  e no CMDCA tem permitido maior participação social da comunidade, levando em conta a relação de representatividade da entidade com o público beneficiário de suas atividades, serviços e projetos. Nesse sentido realiza ações para dar visibilidade aos fenômenos relacionados com a qualidade de vida local, contribuindo para a mobilização e organização da comunidade na busca dos seus interesses.

Novidades

Todos estão um pouco surpresos pelas mudanças tidas em seu cotidiano não tendo mais o reforço escolar como complemento ativo e sim como suporte para suas dúvidas, pois o objetivo da jornada ampliada é fazer com que diferenciem de escolas formais não deixando de sanar suas dificuldades corriqueiras e de origem pedagógicas, mais sobresaindo para atividades esportivas e de lazer.

 Monitoramento baseado em indicadores para avaliação de resultados

As ações são monitoradas diariamente, levando-se em conta os indicadores apresentados na prática:

Saúde: Condições equilibradas de bem-estar da criança; desenvolvimento compatível com a faixa etária; ausência de doenças; formação de hábitos de saúde e nutrição da criança/família; atitudes preventivas para manutenção de uma vida saudável (vacinação, higiene corporal e do vestuário, limpeza da casa e do ambiente de moradia).

Pedagógicas: Autonomia, criatividade, capacidade para solução de problemas; cooperação, solidariedade e inter-relacionamento satisfatórios; participação nas atividades; satisfação das necessidades básicas da criança (afetivas, cognitivas e sociais).

Sociais: Proteção Social. Resultados do trabalho com as famílias, melhoria integral na qualidade de vida e participação social. Desenvolvimento da comunidade.

 

Direção: Vicente Paulo Braga

Técnicos responsáveis:

Sonia Marta Sachetto  - Assistente Social

Raquel Aparecida da Silva – Coordenadora Pedagógica

Pedro Paulo Custódio - Presidente

 

Mogi das Cruzes, 18 de agosto de 2008.

 

 


AÇÕES DESENVOLVIDAS

 
Suas ações são desenvolvidas através dos projetos: Creche Cristo Misericordioso Unidade I e II e Centro Comunitário Madre Esperança. A atuação do Instituto Amor Misericordioso está alicerçada numa educação comprometida com a história social de cada família e da própria comunidade local. 
 

PROJETOS/AÇÕES
PÚBLICO ALVO
FAIXA ETÁRIA
ATENDIDOS/MÊS
REGIME
Centro Comunitário Madre Esperança
Crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social
 
7 a 14 anos
 
196
 
Meio período/contra posto ao da escola formal
Creche Cristo Misericordioso
Unidade I
Criança em situação de risco e exclusão social
2 a 6 anos
 
80
 
Período integral
Creche Cristo Misericordioso
Unidade II
Criança em situação de risco e exclusão social
1 a 6 anos
 
110
 
Meio período
Assistência social a famílias e pessoas da    comunidade
 
Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade
 
Variável
 
450
 
Variável

    CENTRO COMUNITÁRIO MADRE ESPERANÇA – JORNADA AMPLIADA
 

Oferece atendimento a cerca de 196 crianças e adolescentes por mês, na faixa etária compreendida entre 7 e 14 anos, em regime de jornada ampliada, intercomplementando com a escola, família e comunidade. Foram priorizados os que apresentavam situação de maior vulnerabilidade, abandono e exclusão.

A permanência e o sucesso na escola, ou o regresso aos estudos, a motivação para o conhecimento, a construção da cidadania, a participação social e o preparo para a vida, foram enfocados durante todas as atividades desenvolvidas, sendo:

Práticas desportivas de lazer e recreação : dança, capoeira,  canto, ginástica, artes plásticas, jogos, brincadeiras livres, teatro, apresentação de filmes com comentários críticos, estimulando o auto-conhecimento, a socialização, a convivência pacífica e harmoniosa. Orientação escolar de acordo com necessidades individuais e indicações de professores da rede de educação.

Participação Social: As atividades intercomplementares com outros recursos da comunidade, com a presença das famílias e comunidade, vêm favorecendo a integração social.

Cidadania: Através de um processo que leva em conta as peculiaridades do público alvo, vem contribuindo para a formação da identidade pessoal, consciência política,   direitos e deveres, responsabilidades e princípios democráticos e de cidadania.

Informática: Aulas de informática, utilização da internet e estudos da área de computação.

Formação humana e religiosa: Conceitos de formação moral, ética e religiosa, de modo a produzir motivação para o diálogo, discussão reflexiva e formação/consolidação de valores.

Leitura: Foram abordados temas de atualidades, através da análise de matérias extraídas de jornais, revistas e literatura.

Saúde:Em todas as atividades desenvolvidas são valorizados aspectos de higiene e saúde.

Inclusão de pessoas com deficiência: atendimento bastante inclusivo em seus projetos e abordagem vivencial do tema diversidade.

Fisioterapia: A Universidade Braz Cubas oferece serviços de estagiários da Faculdade de Fisioterapia, incluindo todo o contexto social atendido.

 Alimentação: Serviço de refeições completas, visando suprir as necessidades nutricionais das crianças e adolescentes.

Atendimento odontológico: Crianças e adolescentes são atendidas por profissional liberal solidário.

Atendimento sócioeducativo individual e em grupo, favorecendo a superação de dificuldades encontradas no próprio quotidiano da criança e do adolescente.

 

 CRECHE CRISTO MISERICORDIOSO

Unidade I e II
Princípios: Oferecer cuidado e educação.

Adotou projeto pedagógico possibilitando à criança a expressão, autonomia, criatividade, diversidade de experiências, cooperação, solidariedade, capacidade de resolver problemas e a construção de sua cidadania, através da realização de atividades como música, vídeo, artes, histórias, brincadeiras, desenhos, pintura, cantigas de roda, contos de fada, iniciação à leitura e comentários. Tais atividades sempre buscaram ser adequadas ao desenvolvimento e crescimento das crianças, de acordo com cada faixa etária. A saúde e higiene asseguram o desenvolvimento integral sadio e tranqüilo.

Em suas atividades visou tornar fundamental a garantia dos direitos da criança, conforme preconizado pelo ECA.

As famílias participaram de atividades, contribuindo para a integração entre o próprio lar e o espaço da creche.

A comunidade local contribuiu para a dinamização dos serviços, através de ações voluntárias e participação em momentos especiais, como festas, eventos, passeios, resolução de problemas familiares, encaminhamento de dificuldades, etc.


Galeria de Fotos