Instituto Amor Misericordioso


SERVIÇOS

Público alvo: Crianças, adolescentes e jovens de 01 a 19 anos de idade, compreendendo seu contexto familiar e comunitário.


 
Fatores agravantes que caracterizam o contexto atendido
 

A área geográfica abrangida pelo atendimento da entidade é apontada como um dos focos prioritários da política de assistência social municipal.

Há a predominância da baixa renda e do desemprego, principalmente por causa da mão de obra desqualificada e dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Observa-se a luta pela sobrevivência individual e familiar, em atividades informais, muitas vezes insalubres.

Verifica-se ainda, o aumento do uso e tráfico de substâncias entorpecentes e psicoativas. É notória a violência doméstica e comunitária. A desestruturação familiar ocorre com constância, as múltiplas trocas de parceiros gera grande crise de valores nas famílias. Também se destaca a gravidez na adolescência como um grave problema. 

Os domicílios são precários e caracterizados por localização em áreas invadidas, com constantes ameaças causadas pela degradação ambiental (enchentes, desmoronamentos, alta umidade).

São constantes os problemas de saúde oriundos dessa insalubridade ambiental, tais como doenças respiratórias crônicas, doenças de pele e digestivas. Há ausência de privacidade nos ambientes domésticos, em razão de agrupamentos de conterrâneos e parentes compartilhando o mesmo espaço.

O acesso aos serviços da comunidade, aos recursos produtivos e aos diferentes métodos de planejamento familiar, é escasso. Estes são alguns dos fatores de exclusão social da população atendida. A criança e o adolescente tornam-se vítimas desse quadro, pois suas famílias não têm o suporte básico para cumprir de forma integral suas funções de afeto, proteção e socialização dos filhos.

 


  TRABALHO COM AS FAMÍLIAS

 

Ações sócioeducativas através de reuniões de grupo que ocorrem semanalmente,   oportunizando acolhimento, convivência e a socialização dessas famílias de acordo com o contexto social da própria comunidade.

Visa dessa forma a orientação e o fortalecimento do convívio sócio-familiar. O trabalho ocorre também através da articulação com a rede social, na qual a entidade está integrada Considerando os diversos arranjos familiares existentes e partindo do pressuposto de que são funções básicas da família prover a proteção e a socialização de seus membros, atua com enfoque nas situações problemas já existentes nos núcleos familiares. Assim sendo, promove a reflexão e a conscientização para a superação dos problemas identificados, visando o fortalecimento dos vínculos afetivos familiares e comunitários e a proteção aos filhos. 

 

                       
 

REFERÊNCIA DE PROTEÇÃO SOCIAL PARA A COMUNIDADE

 

Diante da falta de serviços do município que atendam as necessidades sociais da Vila Brasileira e seu entorno, a pobreza e a exclusão social estão fortemente presentes no quotidiano das famílias. O Centro Comunitário Madre Esperança, integrado como está à comunidade, cumpre a função de proteção social de forma especial.

Apresenta-se como espaço de escuta, acolhimento e atenção socioassistencial a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco e/ou vulnerabilidade decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos.

Atua em nível de análise criteriosa dos casos, orientação e encaminhamento, através da articulação da rede social.

Desenvolve outras ações, como o Viva Leite em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura (beneficiando 150 famílias com leite, por duas vezes semanais) e entrega de Cestas Básicas mensais (obtidas com as doações solidárias).

 

 

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

Para que sejam garantidos serviços de qualidade à população atendida, o Instituto Amor Misericordioso incentiva um processo constante de capacitação de sua equipe.

Participa de cursos, fóruns, conferências, encontros, seminários, promovidos pela Prefeitura Municipal, Conselhos e Rede de Proteção Social.

Participa de cursos, fóruns, conferências, encontros, seminários, promovidos pela Prefeitura Municipal, Conselhos e Rede de Proteção Social.

Promove semanas de formação envolvendo toda a equipe, objetivando estudos, reflexões, análises e conclusões, de forma a compreender profundamente os direitos das crianças e adolescentes e o sistema de proteção social.

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

 INTRODUÇÃO

 O Instituto Amor Misericordioso está localizado em território onde são identificados múltiplos fatores sociais e econômicos que levam o individuo e a família a uma situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social.

Suas ações são desenvolvidas pelo Sistema de proteção social básica, tendo por objetivo  contribuir para a prevenção de situações de risco social por meio  do desenvolvimento de potencialidades,  prestando serviços de apoio socioeducativo para crianças e adolescentes, visando  a sua proteção, educação e participação social.

Neste mês foi enfatizada a questão ambiental, objetivando combater o aquecimento global desde pequenos.

Também o cuidado com a escola, sua representação na vida da sociedade, sua importância para cada um.

 ACOLHIDA AOS PARTICIPANTES

 Diariamente são acolhidos à entrada da entidade pelos educadores, demonstrando a alegria de recebe-los e falando palavras de boas vindas.

 CELEBRAÇÕES DE ANIVERSÁRIOS E OUTRAS DATAS COMEMORATIVAS

 Celebração de aniversários, com bolos e refrigerantes. Muita alegria e descontração em participar da festa. As crianças e adolescentes demonstram auto-valorização por terem sua festa de aniversário, com a presença dos colegas e cumprimentos de todos.

Diversas datas comemorativas ocorreram neste mês. Todas tiveram alguma abordagem socioeducativa que ampliasse o universo cultural e informacional dos participantes.

 ATIVIDADES  PEDAGÓGICAS, ESPORTIVAS, ARTÍSTICAS E CULTURAIS

"O Ensino deve permitir que brilhe, com o máximo de intensidade, a luz que cada ser humano porta dentro de si". (Paulo Freire)

 ORIENTAÇÃO E APOIO AOS ESTUDOS

 Diversas estratégias são utilizadas visando tornar mais agradável o ato de estudar e a facilitar a aprendizagem. As crianças/adolescentes trazem suas dúvidas e muitas são debatidas com todo o grupo. Os espaços utilizados são diversos, às vezes nas salas, outras nas quadras ou pátios, ou mesmo na biblioteca e videoteca.

Momentos de leitura, contos de histórias, apresentação de filmes, desenhos, pinturas, confecção de peças, jogos lúdicos, etc.

 RODAS DE CONVERSA

 Os monitores realizam rodas envolvendo todos os alunos, procurando debater os conteúdos dos filmes, leituras, dúvidas apresentadas, desenhos, pinturas, colagens, etc.

Neste mês um tema enfocado nos debates e trabalhos em grupo e individuais, foi o aquecimento global, suas causas e conseqüências. Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. O que pode estar provocando tudo isso? O aquecimento global está relacionado aumento de gases poluentes, principalmente os combustíveis (gasolina, diesel etc), na atmosfera. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo.

O que vamos fazer para melhorar essa situação que aí está? Muita reflexão e  levantamento de propostas.

  ESPORTE

Além de ampliar o campo experimental dos indivíduos atendidos, vem criando obrigações, estimulando a personalidade intelectual e física e oferecendo chances reais de integração social. O esporte, como instrumento pedagógico, está se integrando às finalidades gerais da instituição, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social.

ESPAÇO LÚDICO LIVRE NAS QUADRAS E PÁTIOS

 Espaço proporcionado para que todos brinquem e se divirtam livremente.

Facilita muito a integração entre os participantes, através das brincadeiras coletivas como rodas, cantigas, jogos e bate-papo.

 DANÇA

 Prosseguem participando de oficinas de dança de rua, ensaiando passos e coreografias.

Estão tomando conhecimento das origens da dança de rua e artistas que influenciaram.

Crianças e adolescentes se identificam com a dança. A expressão corporal e os movimentos vibrantes contagiam e despertam nos alunos o interesse pelas aulas.

 ARTES

 São motivados a realizar trabalhos artísticos, visando desenvolvimento da coordenação motora e alcance de resultados através do potencial individual, o que equilibra a auto-estima. São modelagens,  pinturas, desenhos, poemas, colagens, etc.

 INFORMÁTICA

 No laboratório de informática, com internet, as crianças e adolescentes têm oportunidade de inclusão no mundo digital, monitorados por educador especializado.

 PROJETO VAMOS À PRAIA 2008

 A realização de um sonho

Apresentar o mar a crianças e adolescentes que não o conhecem. Esse passou a ser um objetivo de inclusão social que vem sendo realizado desde o ano passado.

Tal iniciativa foi  novamente viabilizada através de participação da assistente social no evento realizado pela empresa, no Dia Internacional da Mulher, oportunidade em que apresentou o projeto Vamos à Praia, que foi contemplado com essa parceria.

Foi então firmada uma parceria com a empresa Accenture do Brasil que proporcionou um final de semana na praia, com hospedagem completa e transporte, para outro grupo de crianças.

 CAPACITAÇÃO DA EQUIPE

 "O professor é um coordenador de atividades que organiza e atua conjuntamente com os alunos." (Paulo Freire)

 No dia a dia, tem sido valorizada a capacitação da equipe, visando adequações a algumas transformações necessárias em todos os espaços. Na cozinha, foram renovados os uniformes e algumas regras foram implantadas visando melhoria na qualidade dos serviços prestados.

No quotidiano, durante as atividades, despontam problemas que precisam ser tratados de imediato, evitando que se acumulem. É importante que a equipe de educadores tenha capacidade para lidar com essas situações, sem perder de vista os reais objetivos do projeto e o carisma de Madre Esperança, para que sejam todos como mães amorosas perante essas crianças e adolescentes que trazem consigo as marcas da exclusão e da pobreza.

 PROJETO MINHA ESCOLA

 A importância da escola na vida de cada um e seus significados para a sociedade. A função social da escola. Como posso colaborar cuidando melhor da minha escola.

 ALIMENTAÇÃO

 As crianças e os adolescentes retornam com muita vontade de saborearem as refeições oferecidas. Não omitem sua satisfação nesses momentos tão importantes e muitos relatam terem sentido muita falta da comida durante o período de férias. Fica realmente muito evidente a situação de privação das suas famílias.

Foi elaborado cardápio nutritivo e agradável.

Realizadas orações de agradecimento a Deus pelo alimento.

 TRABALHO COM FAMÍLIAS

 Também ocorre no dia a dia. A participação da família no processo educativo é promovida nos contatos diários, já que são moradoras no entorno e isso facilita bastante os encontros e a comunicação de problemas e necessidades despontadas no quotidiano das crianças e adolescentes no ambiente da entidade.

Existe ainda a acolhida às situações apresentadas pela família. Os atendimentos de caso são numerosos. Muitos apresentam situações de alto risco.

Está havendo boa articulação com o CRAS na referência e contra-referência.

  AÇÕES DESENVOLVIDAS COM PARCEIROS

 Parcerias muito valiosas se consolidam no dia a dia da entidade e estão sendo retomadas para o ano de 2008:

A Secretaria Municipal de Cultura, vem proporcionando importante parceria na realização das oficinas artesanais com as famílias, bem como de expressão corporal com as crianças e adolescentes.

A equipe do CRAS do Jardim Aeroporto, vem atendendo as famílias em situação de maior vulnerabilidade e risco que são encaminhadas.

As noviças e os seminaristas da Congregação do Amor Misericordioso, colaboram diariamente na ampliação das informações às crianças e adolescentes.

Profissionais liberais da cidade vêm proporcionando atendimento às crianças e adolescentes, já que a rede municipal de saúde não corresponde plenamente às necessidades, sendo: dentista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga.

A demanda de dependentes químicos e familiares são encaminhadas para o Projeto Vida desenvolvido pela Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração, para atendimento terapêutico, assim como as adolescentes gestantes com potencial de risco elevado para as drogas.

A Universidade Braz Cubas oferece um amplo trabalho sistemático, através de estagiários de Fisioterapia que atendem crianças, adolescentes, idosos,

 

portadores de deficiências, famílias e comunidade em geral. Trabalho qualificado, acompanhado por profissionais professores. Está planejado o reinício para o mês de março próximo.

A AMDF utiliza os espaços do Centro Comunitário para treinamentos e exercícios do seu público alvo, o que vem proporcionando rica integração com as crianças e adolescentes atendidos no projeto.

 INSERÇÃO SOCIAL : A DEFESA E GARANTIA DOS DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS

A entidade cria espaços para que o público alvo participe do planejamento, execução e avaliação das atividades e serviços oferecidos. Nas atividades diárias, em grupo ou individualmente e através de reuniões com famílias.

Procura em todas as suas ações garantir e defender direitos socioassistenciais e buscar a construção de novos direitos e a promoção da cidadania.

Participa ativamente do Conselho Municipal de Assistência Social, transmitindo à comunidade o andamento das ações, de forma a favorecer o exercício da cidadania e a participação social e preparar usuários para exercerem funções junto a esse conselho.

Atualmente, passa a participar também do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, determinado aos mesmos objetivos de defesa e garantia de direitos e capacitação da própria comunidade para apropriação de suas funções sociais.

 

"Estamos convencidos de que a mudança histórica em  perspectiva provirá de um movimento de baixo para cima,
tendo como atores principais os  países subdesenvolvidos
e não os países ricos; os deserdados e  os pobres
e não os opulentos e outras classes obesas;
o indivíduo liberado partícipe das novas massas
e não o homem acorrentado;
o pensamento livre e não o discurso único.
Os pobres não se entregam e descobrem  a cada dia
formas inéditas de trabalho e de luta;
a  semente do entendimento já está plantada e o passo seguinte é o seu florescimento
em atitudes de inconformidade e, talvez, rebeldia."  (Milton Santos)

 

 

 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

 As ações são monitoradas através de indicadores diários, como: observação do rendimento escolar, freqüência, permanência e/ou retorno a escola, fortalecimento dos vínculos familiares, inclusão em programas sociais da rede, participação das famílias no processo, diminuição dos índices de vulnerabilidade social (permanência nas ruas, trabalho infantil, uso de drogas/álcool, envolvimento com o crime, gravidez precoce, etc).

A aproximação da família nas atividades sempre oferece subsídios para a avaliação, pois o  Instituto  continua sendo um importante  espaço de escuta e acolhimento que promove proteção social básica  e até especial  de média complexidade quando se torna necessário  oferecer atendimentos às famílias e indivíduos  cujos direitos tenham sido violados ou tenha ocorrido a fragilização  dos vínculos familiares.

A equipe de trabalho  vem se esforçando para praticar formas mais prazerosas  de se desenvolver a cidadania e a participação social, como enfrentamento à violência social predominante no território atendido e superação dos vulnerabilidades que geram e perpetuam a exclusão social.

As famílias e a comunidade estão em processo de entendimento dos seus direitos socioassistenciais, de forma a assumirem em breve funções representativas nos conselhos municipais.

 Direção: Vicente Paulo Braga

 Técnicos responsáveis:

Sonia Marta Sachetto  - Assistente Social

Raquel Aparecida da Silva – Coordenadora Pedagógica

 Mogi das Cruzes, 29 de abril de 2008.

 

 


Galeria de Fotos