Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração

HISTÓRICO

A Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração teve o seu inicio, com o nome de “Sociedade Missionária Catequista do Sagrado Coração, no dia 29 de janeiro de 1960 com Madre Bruna Amalfi religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias Catequistas do Sagrado Coração,  vinda da Itália com o grande desejo de trabalhar em prol da população necessitada. Com a ajuda de voluntários e amigos a Madre Bruna Amalfi trabalhou na Grande São Paulo dedicando-se de modo particular em favor das crianças e adolescentes abandonados ou pertencentes a famílias de baixa renda. No mês  de setembro de 1979, chegam da Itália, para a cidade de Mogi das Cruzes,  mais duas Irmãs Missionárias Catequistas do Sagrado Coração, (Irmã Conceição Graziadei e Irmã Giuseppina Anatrone), por um pedido feito pela comunidade paroquial de Nossa Senhora do Socorro, tendo à frente o seu vigário, Pe. Caetano Chibbaro da Congregação dos Teatinos, que sentia a necessidade de instalar uma Creche, que pudesse atender as crianças carentes do bairro e, em especial, os filhos de empregadas domésticas e mães solteiras que, em sua maioria, permaneciam na rua ou eram obrigadas a ficar trancadas em casa, enquanto seus pais estavam trabalhando.

No mês de novembro do mesmo ano, um grupo de Irmãs Missionárias (Irmã Conceição Graziadei, Irmã Giuseppina Anatrone, Irmã Teodolinda Chieppa e Irmã Onorina Taratglione), com a ajuda do Padre Caetano e um grupo de voluntárias da comunidade,  puderam dar início ao funcionamento da Creche Nossa Senhora do Socorro, que foi instalada inicialmente no salão paroquial.

O objetivo da Creche, desde o início,  foi o de atender somente crianças necessitadas, filhas de mãe solteiras o crianças, cujas mães precisassem trabalhar. Dessa forma passou a oferecer um ambiente onde essas crianças recebessem carinho, amor, proteção, alimentação, educação e estímulo para um desenvolvimento integral.

As Irmãs, através de recursos vindos da Itália, construíram um prédio, no qual foi instalada a Creche e o Projeto Estrela, uma casa de formação, um pensionato para Senhoras e moças estudantes. Assim no dia 12 de outubro de 1984, foi inaugurado o novo prédio e a creche deixou as salas da Paróquia passando às novas dependências.

Durante todos esses anos, a preocupação da Creche tem sido não somente a criança, mas também a sua família. Diversas atividades vêm sendo   organizadas para essas famílias,  como cursos, encontros, debates, e retiros, sendo tratados os mais  diversos aspectos da educação e da formação da criança e dos pais, e ainda da responsabilidade da família nesse trabalho. No ano de 1987 foi iniciado, como trabalho complementar e extensivo da creche, o projeto  ES.T.RE.LA, visando atender as crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 16 anos. Esse projeto nasceu da realidade vivida pelas crianças que ao completarem 7 anos saíam da creche.  Perdendo o importante vínculo institucional de apoio em sua maioria, não conseguiam nem terminar o primeiro ano escolar, por falta de incentivo aos estudos, acompanhamento e até mesmo recursos, resultando em aumento da demanda cuja escola era a rua.

Assim,  com muito esforço e sacrifício, foi iniciado o projeto ES.T.RE.LA (Esporte, Trabalho, Reforço Escolar e Lazer), que visa tirar crianças e adolescentes  da situação de  rua, oferecendo-lhes, através de esportes, trabalho, reforço escolar, lazer, atendimento médico, nutricional e psicopedagógico, a possibilidade de ingressar e permanecer na escola,

 diminuindo a evasão escolar; a possibilidade de descobrir as próprias capacidades e adquirir confiança em si mesma, sentir o gosto de uma vida sadia e produtiva; desenvolver o sentido de responsabilidade cidadania e liberdade.

Para dar continuidade às suas programações, a entidade vem obtendo cofinanciamento dos seus projetos junto ao poder público municipal, estadual e federal, além de parcerias com algumas organizações governamentais e não-governamentais. Também, para complementar os recursos financeiros, são promovidos eventos diversos como almoços e bazares beneficentes com a ajuda dos voluntários.

Com o passar dos anos, a Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração vem consolidando sua atuação junto à comunidade e tentando dar uma resposta sempre mais solidária e consciente aos problemas sociais  implanta o Projeto Vida, projeto de apoio e sustento para as famílias atingidas pelo problema da dependência química e outras,  sendo hoje uma referência de atendimento a famílias e pessoas que necessitam da sua assistência.


Galeria de Fotos