Associação São Lourenço

 

 

 

Festa da Vida

Histórico:

A Associação São Lourenço, entidade católica sem fins lucrativos, foi fundada em Julho de 1983, através da intuição de uma mulher, Irmã Elvira Petrozzi, que doou sua própria vida a Deus, atuando em beneficio de crianças e jovens marginalizados.

Um grupo de profissionais liberais italianos, sensíveis aos problemas sociais e, desejando destinar recursos para atividades beneficentes que favorecessem crianças e adolescentes carentes, propuseram a Irmã Elvira (freira responsável pela Comunidade Cenacolo, situada na Itália, mantendo 55 casas para o abrigo de jovens em situação de marginalização, buscando sentido na vida, em vários países do mundo), que cuidasse

desse projeto implantando-o no Brasil, principalmente devido ao fato de que muitas doações estavam sendo enviadas à distância para instituições que atendem esse segmento.

Em 1997 foi inaugurada a primeira casa no Brasil, batizada de “Nossa Senhora da Ternura”, que acolhe crianças e adolescentes abandonados de 0 a 18 anos, de ambos os sexos, de forma gratuita, a fim de promover-lhes uma formação moral, social e profissional que lhes permita a reintegração na sociedade e a capacitação para o ingresso no mercado de trabalho.

Em 1997 a Associação São Lourenço adquiriu um terreno e iniciou a construção de três casas. A primeira casa foi concluída em maio de 1999, totalizando nesta data 05 (cinco) casas, com a possibilidade de novas construções. Foram construídas oficinas de marcenaria, serralharia, padaria e depósito para materiais, poço de baixa profundidade, além de um campo de futebol, capela em madeira, laboratório de informática, cozinha industrial, dentre outros.



Missão:

A Associação São Lourenço quer ser uma resposta para as crianças em situação de risco, encaminhadas pela Vara da Infância e pelos Conselhos Tutelares da cidade.

Além de responder as necessidades básicas das crianças, sejam de ordem médica, escolar, alimentar, a nossa comunidade quer oferecer um ambiente familiar, visando também a formação interior dos acolhidos, acreditando na preciosidade de suas vidas e na importância deles construírem um futuro melhor através do recebimento de valores cristãos.

 


Objetivos:

A. Promover o atendimento de crianças e adolescentes planejando e executando programas de proteção e sócio educativos;

B. Colaborar socialmente, moralmente e espiritualmente para com as crianças e adolescentes, bem como jovens em geral, que se encontrem em situação de pobreza / penúria, marginalização social ou drogados.

C. Desenvolver programas de abrigo para preservação dos vínculos familiares com atendimento personalizado e em núcleos com número de crianças pré definidos pela Diretoria da Associação, respeitando os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em vigor no Brasil;

D. Promover a formação profissional de adolescentes até que alcancem a capacidade autônoma de trabalho, organizando atividades que permitam o ingresso dos jovens no mundo profissional e do trabalho;

E. Promover junto a opinião publica uma ação sensibilizatória no sentido de despertar uma tomada de consciência dos problemas relacionados às crianças, adolescentes e jovens;

F. Trabalhar conjuntamente, dentro dos limites deste Estatuto com entes públicos, civis, religiosos ou privados que busquem a realização dos mesmos objetivos da “Associação”, ressalvando totalmente a sua própria autonomia e determinação em relação aos objetivos e métodos de ação;

G. Desenvolver outras propostas afins aquelas supra indicadas, ou ainda tarefas que a Diretoria julgar convenientes, sempre dentro dos objetivos cristãos e sociais da “Associação”, incluindo atividades econômicas instrumentárias e relativas à manutenção da “Associação” e de suas atividades, sendo vedada totalmente a finalidade lucrativa. 

O objetivo primordial da Associação é estimular o desenvolvimento da capacidade de doação destes acolhidos, no sentido de proporcionar ao próximo uma verdadeira proposta de estilo de vida, voltado principalmente à interiorização dos valores fundamentais tais como comunhão, solidariedade, dialogo, colaboração, amizade, permitindo, assim, a abertura para uma experiência de vida cristã.



Equipe:

Presidente: Giacomo Guarnera

Vice Presidente: Maurizio Alesso

Tesoureiro: Paola Celani

Técnicos: Sandra Tolentino da Cunha - Psicóloga – CRP: 60770

                  Elizabete Chiozzini de Lima - Assistente social – CRESS: 26578

 

Missionários residentes:

 

Além dos acima mencionados, a Associação conta com a atividade de outros 18 missionários, voluntários em tempo integral, advindos da Europa, que passaram um tempo entre três e cinco anos na casa de formação na Itália, freqüentando cursos básicos de Psicologia, Educação sexual, religiosa, Ciências da Educação e Pedagogia. O trabalho voluntário dos missionários leigos consiste na ajuda ao próximo, na caridade e na construção de valores. Desta maneira auxiliam as crianças e os adolescentes abrigados na educação integral deles, na proteção, na resocialização com a sociedade e acima de tudo oferecem aos abrigados carinho, paciência e amor;

Anna Maria Balocco, missionária leiga, voluntária em tempo integral, aluna do II ano da Faculdade de Serviço Social e estagiaria, em virtude dos conteúdos curriculares que prevêem Estagio do II ano; formada ao nível superior em Ciências da Educação na Itália, onde por cinco anos desenvolveu atividade profissional com crianças e portadores de deficiências.

 

Voluntários:

·                     Prof. Luis Carlos Manna, oferece dois dias por semana aulas de arte terapia para as crianças e aulas de Português para os missionários;

·                     Prof.ª Maria Célia, aposentada, oferece dois dias por semana aulas de reforço escolar para as crianças de 1ª a 8ª Serie;

·                     Isabel, oferece 1 dia por semana aulas de reforço para as crianças de 1º a 4º série.

·                     Humberto, residente em São Paulo, oferece um dia por semana aulas de Computação e Matemática.

Estrutura Física:

Seis casas, uma marcenaria, serralheria, 3 lagos, campo de futebol, campo de areia, dois escritórios, sala de informática, 2 salas usadas para reforço escolar e biblioteca, 1 sala polivalente, 4 banheiros coletivos externos, 1 garagem para acomodação de 2 veículos, 1 enfermaria, laboratório de arte terapia, pintura e iconografia, brinquedoteca, 1 lavanderia industrial, 1 almoxarifado, 1 cozinha industrial com dispensa para alimentos, 1 quadre polesportiva, 1 padaria, pomar, hortas, capela, jardins, áreas livres.


A entidade está localizada em área verde bastante propícia à formação de pomar, hortas, criação de animais, além de favorável à saúde, à preservação e educação ambiental. O aquecimento de água é feito através de sistema de energia solar, com o objetivo de economizar energia elétrica.


 



 



 



 



 

 


Galeria de Fotos